[Dica BS2] Como usar o E-mail Marketing para vender mais na Black Friday e no Natal

Novembro é um mês de contagem regressiva. Ele anuncia dois períodos super importantes para o Varejo. Neste ano, no dia 24, sexta, teremos a Black Friday que já há alguns anos traz bons resultados e também, é quando começamos a nos preparar para o Natal, o momento mais esperado do ano por todos os varejistas.
Estar no mundo digital é umas das melhores formas de conquistar mercado sem gastar rios de dinheiro. O e-mail marketing é uma ótima oportunidade, por exemplo.

A seguir, listamos algumas dicas de ouro para que você tenha campanhas de e-mail marketing campeãs nesta Black Friday e no Natal!

Check up geral

1) E-mail compatível com celular

Os sites e blogs não são as únicas plataformas que tem de ser pensadas de forma responsiva, ou seja, configurada para exibição em celular. Hoje, os smartphones são os principais meios de acesso à internet. Os e-mail em sua maioria, são também visualizados por este dispositivo. Se seu layout só ficar legal no desktop mas no mobile entregar uma má experiência, tenha certeza de que ele será descartado.

2) Aproveite o Mailing

dicas black friday natal vender O Mailing é sempre um ótimo ponto inicial, analise bem a base que você possui. Pense que seus consumidores podem ser segmentados em grupos e para cada grupo uma comunicação vai ser mais válida do que a outra. Literalmente, use e abuse desta segmentação, crie mais de uma versão de campanha de e-mail marketing de acordo com seu público. Você verá seus resultados subindo.

3) Informações claras

Tanto para a Black Friday quanto para o Natal, é importante que deixe claro todas as informações que o consumidor precisará para efetivamente comprar.
Deixe claro seu endereço, horários e dias de funcionamento. Quanto menos trabalho o consumidor tiver para te achar, melhor. Caso seja uma loja online, deixe hiperlinks de acesso ao seu site para que o consumidor já seja direcionado para o ato da compra.

Black Friday

1) Aproveite o histórico de compras

dicas black friday natal vender Durante a Black Friday você tem ótimas opções relacionadas à sua segmentação. Ainda neste ponto, faça uma análise de seu histórico de compras, quais são os produtos que sua base mais consome? Esses produtos são sempre os mesmos, ou é possível perceber uma segmentação de gostos?
Ofereça tendo em mente o que será mais certeiro para sua segmentação de base, por exemplo, uma loja de departamento esportivos, percebeu que 35% de sua base estava comprando roupas de banho devido ao verão, então porque não oferecer para este grupo descontos em roupas de banho e nos acessórios de natação e correlatos? Como touca, óculos de natação, pranchas de surf e etc.

2) Invista em prévias

Anuncie com antecedência sua participação na Black Friday. As buscas pelo termo “ Black Friday” já estão aumentando no Google. O consumidor está cada vez mais atento a promoções e também tende a já planejar onde investirá seu dinheiro durante a data. Desperte o desejo de seus produtos com antecedência. Envie e-mails comunicando sua participação e aproveitando a dica acima, demonstre alguns descontos que você já preparou exclusivamente para seu cliente.

3) Crie uma Wish List

dicas black friday natal vender Ainda pensando em prévias, as Wish Lists (Lista de Desejos) são um ótimo recurso para que você se planeje melhor e ainda acerte o alvo com sua oferta. A ideia é abrir espaço para que marquem quais produtos ou lojas estão pensando em investir nesta Black Friday. Com esses dados, após verificar a viabilidade para seu negócio, você poderá oferecer os descontos nos produtos e serviços que efetivamente seus clientes desejam.

4) Divulgue só produtos em estoque

Seu setor de logística e planejamento terão um papel fundamental durante a Black Friday. Apesar de ser comum colocar produtos acumulados no estoque em promoção, garanta que seu consumidor efetivamente o receberá. Honre o que prometeu na sua campanha de e-mail marketing e caso o produto esgote, retire a campanha do ar.
Para saber mais dicas para sua Black Friday, clique aqui.

Natal

1) Abuse de promoções

Somos naturalmente atraídos por promoções e bons preços. Em época de Natal, estamos acostumados a ver os preços mais salgados e ao mesmo tempo estamos mais propensos a comprar. Ao ofertar promoções nesta época você estará puxando a atenção do consumidor para si. Venda seus produtos, sempre respeitando a segmentação do mailing e, porque não acrescentar um cupom de desconto específico para os produtos favoritos de sua base?

2) Use dicas que tenham a ver com seu produto

dicas black friday natal vender Newsletters são ótimas formas de conquistar um relacionamento com seu cliente. Este recurso funciona como um jornal online enviado por e-mail em que você divulga informações que sejam relevantes para o seu público. Aproveite o Natal e crie uma pauta que converse com o seu negócio. Por exemplo, uma loja de moda pode dar 7 dicas de looks para usar no Natal, e sim, dentre esses looks será possível encontrar as peças da loja.

3) Faça um Guia de presentes e recomendações

dicas black friday natal vender Ao contrário da Black Friday em que o consumidor está mais interessado em comprar coisas para si, durante o Natal o intuito maior será o de presentear. Por mais que o varejista avise, sempre teremos quem irá deixar as compras para a última hora. Aja como um consultor e crie uma listas com dicas de presentes de acordo com perfil. Por exemplo, “10 presentes geek irresistíveis para o Natal”. Ou ainda, ” 7 lembrancinhas para aquele seu amigão fitness”.

4) Dê Brindes

Presenteie também, está é uma forma de atrair clientes para sua loja durante está época do ano. Separe em sua base, seus melhores clientes e ofereça um voucher via e-mail. Por exemplo, uma loja de acessórios, pode oferecer uma pulseira presente para suas melhores clientes. A chance de quando essas clientes buscarem o brinde, aproveitarem para comprar lembrancinhas de Natal é muito grande. Além disso, seu negócio estará fortalecendo a sua relação com os clientes em questão.

5) Faça uma parceria  de Natal com a caridade

O Natal apesar de ser um período aquecido economicamente, também é um momento de grande solidariedade. Porque não aproveitar este momento para ajudar alguma instituição de caridade parceira? Você pode anunciar que uma porcentagem na compra de produtos específicos será revertida para a instituição filantrópica, além de incentivar suas vendas você estará praticando uma boa ação.

6) Deseje um Feliz Natal

dicas black friday natal venderFortaleça seu relacionamento durante está época, nada mais genuíno do que também enviar um e-mail apenas desejando um feliz Natal para seus clientes. Seja lembrado pelo seu companheirismo e pelo seu bom relacionamento. Esta dica irá te destacar da concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *