Oito métricas essenciais para e-mail marketing

Quando trabalhamos com marketing digital, as métricas são fundamentais para análise de desempenho e ainda são essenciais por permitir que ao acompanhar seus resultados em tempo real, você possa fazer ajustes antes do final de sua campanha.

Sempre faça um bom planejamento antes de começar a sua campanha e tenha seus objetivos muito claros, pois suas métricas serão escolhidas de acordo com estes objetivos.

Selecionamos oito métricas comuns que são utilizadas em campanhas de e-mail marketing para que você acompanhe com eficácia seus resultados.

1) Taxa de Abertura e Taxa de Clique

metricas email marketing abertura A Taxa de abertura indica se a escolha de seu assunto foi bem sucedida, pois ele é responsável por estimular o usuário a abrir seu e-mail. Para calcular esta métrica basta dividir a quantidade de e-mails enviados pela quantidade de pessoas que o abriram.

A Taxa de clique mostra quantas pessoas se engajaram com o seu conteúdo, clicando em algum link da sua mensagem. Seu cálculo é feito através da divisão entre quantidade de pessoas que clicaram em algum link em seu e-mail pela quantidade de pessoas que abriram seu e-mail.

Se, por exemplo, você enviou 100 e-mails e 40 pessoas abriram seu e-mail, sua taxa de abertura é de 40%. Agora se dessas 40 pessoas, 10 clicaram em algum link, a taxa de clique é de 25%.

Essas métricas são profundamente relacionadas e funcionam como um termômetro indicando como sua  campanha está indo, fique de olho e realize sempre testes a fim de aumentar suas taxas de abertura e clique.

2) Taxa de Conversão

Essa taxa indica quantas pessoas completaram uma ação que foi pedida em seu e-mail como por exemplo, baixar um e-book, realizar um cadastro ou mesmo realizar uma compra, ao clicar em algum link que você disponibilizou em sua mensagem.

Esta métrica é muito importante por demonstrar quais dos seus objetivos estão sendo alcançados, para calculá-la é preciso dividir a quantidade de pessoas que completaram a ação pela quantidade de e-mails entregues. Imagine que a ação desejada fosse o download de um e-book e que, de 3.000 e-mails enviados 300 pessoas baixaram o material, sua taxa de conversão será de 10%.

3) Taxa de Rejeição

metricas email marketing bounceA taxa de rejeição, ou bounce rate, mostra a porcentagem de e-mails enviados que não chegaram ao usuário. Para calculá-la, basta dividir o número de e-mails entregues pela quantidade de e-mails enviados.

Existem dois tipos de taxas de rejeição que precisam ser analisadas:

Soft bounce: Essa taxas são resultantes de um problema temporário com o endereço de email, seja uma caixa de entrada lotada ou problema com o servidor. O email ficará retido por um tempo e, caso o problema seja resolvido, será entregue automaticamente pelo servidor.

Hard bounce: Essas taxas, por outro lado, aparecem quando e-mail digitado está inválido, não existe, ou a conta foi fechada pelo usuário. Como esses e-mails nunca serão entregues, é fundamental que você os apague de sua lista, pois uma alta taxa de hard bounce pode fazer com que o servidor enxergue sua empresa como SPAMMER.

4) Descadastros

É natural que alguns contatos peçam o descadastramento da sua lista de e-mails, entretanto é importante estar atento à quantidade de descadastros. Caso a taxa comece a subir, é um indicativo de que algo não vai bem em sua campanha, por isso é importante rever suas estratégias ou mesmo reavaliar sua lista. Ela é a mais adequada para receber o seu conteúdo?

Preste também muita atenção no número de reclamações de seu material como SPAM, preocupe-se em manter este número sempre abaixo de 0,1%, para que você não fira sua reputação nos servidores.

5) Crescimento da Base

Para que você acompanhe como anda a construção de sua base, esta métrica irá avaliar a proporção de crescimento em relação aos seus descadastramentos.

Como afirmamos antes é comum que alguns clientes irão se descadastrar por algum motivo, assim para calcular sua taxa de crescimento é  preciso subtrair o número de unsubscribes (descadastros) pelo total de novos subscribes (cadastros) e dividir pelo número total de e-mails de sua lista.

Então se por exemplo 300 pessoas se cadastraram na sua lista de e-mails, e 70 se descadastraram, sendo que sua base é de 10.000 e-mails, faça a seguinte conta:

(300-70)/10.000= 0,023

0,023*100 (para saber a porcentagem) = Crescimento de 2,3%

6) ROI – Retorno sobre o investimento

metricas email marketing roiSe o seu objetivo é aumentar o número de vendas com sua campanha de e-mail, é fundamental calcular o quanto de retorno você está recebendo frente ao seu investimento.

Com esta métrica você conseguirá entender quais campanhas estão dando mais resultado e assim, e trabalhe com a criação de emails capazes de converter ainda mais.

O acompanhamento dessa métrica possibilita apontar quais campanhas apresentaram os melhores resultados e, a partir daí, trabalhar em e-mails marketing capazes de converter ainda mais.

Para calcular o ROI basta subtrair o aumento de vendas pelo investimento que você fez na campanha, e em seguida dividir o total novamente pelo investimento, então se por exemplo, você investiu R$ 500 em uma campanha recebeu um aumento de R$ 2000 em suas campanhas, seu ROI foi de 300% (2000-500/500).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *